Frete Grátis  Frete Grátis  Frete Grátis  para todo Brasil!

Presbiopia

Visão Geral

Presbiopia, ou popularmente conhecida como vista cansada, é quando seus olhos perdem gradualmente a capacidade de ver as coisas claramente de perto. Faz parte do envelhecimento humano natural e você vai começar a notar o problema após os 38, 39 anos. Você descobrirá que precisará esticar o braço para poder focar os objetos, como um livro, por exemplo.

Causa:

O cristalino é uma espécie de lente transparente que fica dentro do olho, logo atrás da íris. Ele muda de forma frequentemente para poder focar a luz na retina para formar a imagem. Quando você é jovem, essa lente é macia e flexível, mudando facilmente de forma. Isso permite que você se concentre em objetos próximos e distantes. Após os 40 anos, a lente torna-se mais rígida e perde a capacidade de mudar de forma tão facilmente. Isso torna mais difícil realizar atividades como ler, enfiar uma linha na agulha ou realizar quaisquer outras tarefas de perto.

Não há como parar ou reverter o processo normal de envelhecimento que causa a presbiopia. No entanto, a presbiopia pode ser corrigida com lentes oftálmicas. As pessoas que têm problemas para enxergar de perto e de longe devem usar lentes progressivas ou conhecidas também como multifocais. Quanto mais você adiar para corrigir a presbiopia, mais irá se incomodar com dores de cabeça e cansaço visual constantes.

Exames e soluções
Os exames de vista são testes específicos para verificar se há problemas de visão, e podem ser realizados por um oftalmologista ou optometrista, através das redes municipais de saúde ou em clínicas particulares. É recomendável realizar esses exames 1 vez por ano.

Aqui temos algumas receitas médicas relacionadas à presbiopia e a solução correspondente:

Em uma receita médica, a presbiopia é identificada no campo Adição, que vai de 0,75 até 3,50

No exemplo 1 podemos analisar uma pessoa em fase inicial. Nessa fase, ela até consegue resolver esse problema com lentes de visão simples para perto. E como os celulares e computadores fazem parte do nosso cotidiano, sugerimos o uso de lentes que bloqueiam a luz azul emitida por esses aparelhos.

Outra solução, mais eficiente, é antecipar o uso de lentes progressivas, também conhecidas como multifocais.

“Ok, Leo, mas por que eu usaria uma lente multifocal agora?”

Porque, caro leitor, nessa fase a diferença entre o grau de perto (olho direito +1,25 -0,25 115º / olho esquerdo +1,00 -0,25 180º) e o grau de longe (olho direito 0,00 -025 115º / olho esquerdo -0,25 -0,25 180º) é pequena  e, assim, as transições entre os diferentes graus no corredor progressivo das lentes ficam mais suaves e ocorrem menos distorções nas laterais, ficando bem fácil a sua adaptação. 

Lente multifocal tradicional
Exemplo 2

Neste segundo exemplo, temos uma pessoa com fase avançada da presbiopia, onde o campo de longe também necessita de correção (uma situação em que, até para sair de casa ela precisará de óculos).

As lentes multifocais tradicionais atendem às necessidades desse cliente, porém, apresenta uma maior limitação nos campos de visão, ocasionando mais dificuldade na adaptação.

No entanto, uma solução moderna desenvolvida pelos fabricantes, são as lentes multifocais “Free Form”, mais popularmente conhecidas como lentes “Digitais”.

Nesse caso, como a diferença entre os graus de perto e o de longe é muito grande, ocorrem mais transições entre eles, o que, consequentemente, cria muitas distorções nas laterais do corredor progressivo.

Já nas lentes multifocais Free Form, os fabricantes conseguem reduzir essas distorções, aumentando o campo de visão no corredor progressivo e beneficiando principalmente os campos de perto e intermediário, o que gera mais conforto no uso e uma adaptação perfeita.

Multifocal digital Free Form

Agora, graças ao aprimoramento das tecnologias, os grandes fabricantes já conseguem ampliar os campos de visão com as novas lentes Premium.

No caso da Essilor, as lentes Varilux, da linha Premium, oferecem:

  • Visão em alta resolução, mesmo em baixa luminosidade
  • Até 50% a mais de sensibilidade ao contraste
  • Campos visuais até 30% mais amplos que seus produtos tradicionais

Já na Hoya, as lentes Hoyalux Premium são 100% personalizadas, com campos de visão projetados individualmente, de acordo com o perfil de cada usuário.

A combinação de diferentes possibilidades resulta em infinitos desenhos nas lentes oftálmicas.

Outra forma de solucionar a Presbiopia é o uso de lentes contato.

Você pode preferir usar esse tipo de lente em vez de óculos, mas, apesar de que, a princípio, você conhece os procedimentos de segurança e higiene quanto ao uso, podemos observar que, ao usar lentes de contato a córnea não recebe 100% de oxigenação durante o uso. Por isso, a nossa sugestão é que você tenha óculos para uso em casa e deixe para usar as lentes ao sair para o ambiente externo.
O uso de óculos solar também é indicado para quem usa lentes de contato, a fim de proteger os olhos contra ventos, poeira ou ciscos que poderão fazer você a manusear a lente sem a devida higiene.

Existem dois tipos de lentes de contato que ajudam a presbiopia:

  • Contato monovisão – Esse tipo de lente corrige um olho para visão de longe e o outro para visão de perto. Você precisa se adaptar às lentes de contato monovisão e treinar o seu cérebro para enxergar dessa maneira, sempre sob orientação de um especialista.
  • Contato multifocal – Essas lentes têm vários anéis ou zonas definidas em diferentes potências. Com este design, você está realmente usando visão de perto e de longe ao mesmo tempo. No entanto, o seu cérebro aprende a selecionar automaticamente o foco certo para o que você deseja ver. 
Referência
Livro Optica passo a passo – José Hamilton Machado
Livro Estudo do olho humano aplicado à optometria – Estevão Fernando Dome
Livro Oftalmologia clínica de lente de contato – Ari de Souza Pena
https://global.essilor.com/br
www.hoyavision.com/br
https://optolentes.com.br/institucional/
 

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja Também:

Miopia

Visão Geral A miopia é uma condição de visão em que os objetos próximos aparecem nítidos, mas objetos distantes ficam embaçados. Isso ocorre, geralmente, devido

Leia mais »

Hipermetropia

Visão Geral A hipermetropia é uma condição de visão na qual você pode ver nitidamente objetos distantes, mas os objetos próximos ficam embaçados. O olho,

Leia mais »

Presbiopia

Visão Geral Presbiopia, ou popularmente conhecida como vista cansada, é quando seus olhos perdem gradualmente a capacidade de ver as coisas claramente de perto. Faz parte

Leia mais »

Astigmatismo

Visão Geral O astigmatismo é uma imperfeição comum, e geralmente tratável, que ocorre na curvatura da córnea, causando visualização turva, tanto para perto como para

Leia mais »